Energia solar: como implementar painéis solares em nossas casas?

Nos últimos anos, as energias renováveis tornaram-se cada vez mais populares no mundo todo. A energia solar fotovoltaica é uma das muitas que estão crescendo extremamente, é produzida a partir da luz solar. Quanto maior a incidência de radiação solar sobre as placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida.
O número de painéis solares necessários é obtido considerando a demanda de energia nos meses mais desfavoráveis, as condições técnicas ideais, e também o contexto geográfico em questão.
O desafio da vez é integrar este tipo de sistema da melhor maneira possível desde o início do projeto de seus edifícios, casas espaços comerciais, levando em conta inúmeras condições como a orientação e inclinação, o controle da temperatura de trabalho das células, sua correta ventilação, a limpeza dos módulos para evitar grandes perdas e também o sombreamento. Os arquitetos têm a responsabilidade de usarem suas habilidades para calcular a exposição máxima dos painéis ao Sol, de modo a distribuir o calor confortavelmente, e incorporar o sistema solar sem sacrificar a estética, tão importante para qualquer projeto.
Considerando as exigências técnicas impostas pelas normas e as demandas para sua instalação, do ponto de vista construtivo, certos requisitos devem ser atendido:
● Considerar a estrutura de suporte dos módulos
● Suas conexões
● Sua resistência às cargas
● Acessibilidade para sua manutenção.
Ficam a critério dos profissionais de projeto a cor, imagem e o tamanho dos módulos a serem utilizados buscando trazer qualidade e conforto para a arquitetura construída.
Mas como implementar isso na sua residência? Primeiro você precisa de uma equipe especializada a não ser que você seja um técnico ou um engenheiro experiente, não é indicado tentar fazer a instalação sozinho, mas é bom você saber e analisar sua conta de luz e o seu consumo. Procure na sua conta de luz o seu consumo mensal em kWh. É com base nesse número que você vai poder calcular o “tamanho” do seu sistema
de energia solar.
Com base no seu consumo mensal de energia mostrado em sua conta de luz, você vai poder simular as especificações técnicas da instalação de energia solar em sua casa ou empresa.
Para conectar o seu sistema na sua casa ou empresa, você vai precisar de uma autorização da sua distribuidora de energia, e somente engenheiros e eletrotécnicos podem fazer a solicitação para você.
O profissional vai Elaborar o projeto da instalação da placa solar e já mandar para a distribuidora para adiantar o processo burocrático de conexão do seu sistema à rede; instalar o sistema de energia solar no local mais adequado e aí então homologar a instalação das placas solares junto à distribuidora.